A PÁSCOA E SEU CORDEIRO
Textos Básicos: Ex. 12:1-14;11:1 2; 23-28; Lv.23:5:Nm.9:15; 28:16 e Dt.16-1-18
Durante este mês, as nossas atenções estarão voltadas para um acontecimento milenar, de particular sentido religioso: A Páscoa e seus Símbolos (rever sempre os textos).
A primeira notícia que temos da Páscoa e seus significados data dos anos 1491 a.C., quando Deus propôs livrar seu povo da tirania do Egito, cerca de 3.500 anos que para trás ficam. A palavra Páscoa nos vem do hebraico e do grego, e significa: Saltar, Passar por cima (de alguma coisa); Transpor, Passar de largo. Deus anda e passeia sobre nosso espaço habitável. Esse fato indica que Ele nos salvou, salva e protege porque fomos marcados pelo precioso sangue de seu Filho Jesus.
A Páscoa foi instituída como lembrança da morte dos primogênitos do Egito e do resgate do povo de Israel. As casas dos israelitas foram assinaladas por sangues de cordeiros, prefigurando a ação de salvaguarda oferecida por Jesus Cristo. Desse agir divino nasceria robusta e portentosa a ação israelita sob a condição de “reino sacerdotal e povo santo”.
Ao longo de sua existência, conforme os textos bíblicos,a Páscoa tem os vários aspectos importantes:
a) Deus liberta seu povo da escravidão egípcia, do pecado, e o conduz protegido a rumo certo, com sua mão forte e poderosa;
b) Deus sempre provê um “banquete familiar e sagrado” para seus filhos;
c) Deus nos faz entender que um cordeiro forte e poderoso nos foi dado, cujo sangue nos purifica de todo o pecado;
d) Em nossa trajetória de vida, Deus anda por cima de nosso espaço habitável para nos proteger.
Naquela longínqua época, e como acontece em nossos dias, havia gente que seguia as orientações de Deus e gente que não as seguia. Para tais fieis, a mensagem foi sempre esta: “Vou tirar-lhes daqui com minha forte mão, e conduzir-lhes para outro lugar abençoado e preparado para vocês”.
Os israelitas foram unânimes e de pronto aceitaram as propostas de Deus. Entre cânticos e louvores saíram conduzidos para a feliz e abençoada terra prometida. Que bela cena foi aquela, vermos Deus conduzindo seus filhos para a feliz e abençoada terra.
Quanto é belo sermos atentos à Palavra de Deus!
Até a próxima!
MPBrito – 05/04/24
Comentários
Postar um comentário