CONSCIÊNCIA NEGRA


Você sabe, certamente, o que significa a palavra consciência. Entre os dicionários, há definições como esta: “sentimento que a pessoa tem de si mesma”, quanto a alguma coisa, para julgá-la se certa ou não. É exatamente isto que esperamos do leitor e da leitora, face às nossas considerações aqui expostas.

O dia 20 de novembro de todo ano, em alguns estados brasileiros, é tido como um dia para tomarmos consciência de um mau que assolou nosso país por mais de 3 séculos, e que, ainda hoje, reflete suas máculas: o racismo contra pessoas negras. Um dos grandes problemas é que muita gente acredita que a consciência deve ser tomada apenas no dia 20 de novembro, esquecendo-se posteriormente da importância de tal tema.

Pode ser cansativo voltar, de tempos em tempos, a atenção para as questões raciais que assolam o Brasil e o mundo, mas lhe garanto que mais cansativo ainda é vivenciar na pele o racismo, mais cansativo ainda é perder a vida. 

No dia 20 de novembro espera-se que todas as pessoas tenham ciência dos motivos pelos quais povos negros foram levados a sofrer em Navios Negreiros, em tristes e terríveis Porões, e tantos outros sofrimentos não inferiores, praticados pelos senhores desumanos da época.

A verdadeira Consciência Negra aponta novos rumos e direcionamentos educados, quanto a um povo sofredor que lhe não faltou nem falta mente sã e capacidade para boas e grandes realizações, conforme luzeiros deixados.

Algo triste e vergonhoso continua acontecendo, qual seja a velada rejeição existente em toda e qualquer sociedade humana, quanto à pessoa negra. A constatação é fácil. Em quantos ajuntamentos humanos é vista a pessoa negra? É porque ela não existe? É porque lhe faltam condições humanas? Ou é por que a pessoa é negra? Quando a vemos em algum conjunto nos parece mais um disfarce.

Quanto a cargos e ganhos, nem se fala. O desprezo, a desconsideração e a rejeição, embora camuflado, representa um mal terrível para quem se vê desprezado. Para quem promove o desprezo, pesada dívida a ser paga não muito depois de tê-lo cometido.              

Gente negra, mantenha-se no firme propósito de fé, esperança e amor Naquele em quem lhe deu a vida. Ele tudo vê, contempla e dá a recompensa ao verdadeiro merecedor. Siga seu bom caminho e vá à frente.


Até a Próxima

MPBrito – 20/11/23


Comentários

Postagens mais visitadas