CRIANÇAS E SEU DIA

            As Crianças são reflexos do que outrora fomos. Pequenos seres humanos, ainda incapazes de expressar potencialidades internas, que aos poucos vão se desenvolvendo; que necessitam de ser direcionadas para futuras e grandes realizações. As crianças, embora pequenas, contêm dentro de si grandes forças a serem alimentadas, sustentadas e estimuladas pelas mães, pais, familiares, sempre. 


        Para complementar essas grandes aspirações de crianças e filhos, chegou-nos a bom tempo o Dia das Crianças. As crianças precisam ser ouvidas e saber ouvir.  

O Dia 12 de Outubro, Dia das crianças, proveio de uma proposta do Deputado Federal, Galdino do Vale Filho, através do Decreto 4867, de 5 de novembro de 1924. A data, no entanto, passou a ser comemorada décadas depois, através de estímulos comerciais de 1960. 


       Dentre os cuidados e estímulos ofertados às crianças, têm-se a intergeracionalidade – relações entre gerações distintas, geralmente iniciada dentro da própria família ou com os cuidadores primários, e ocorrendo naturalmente no crescimento e no dia a dia, na escola, nos comércios, no ônibus, nos parques etc. Diversos estudos discorrem sobre seu grande valor, encontrado para todas as gerações envolvidas; no caso de uma criança com uma pessoa idosa, por exemplo, podem ser desenvolvidas habilidades socioemocionais como empatia, respeito e compaixão, além de promover maior regulação do humor e aumento do bem estar.

                       Cuidemos das Crianças! Salvemos as dignidades das Crianças!

      Veja as recomendações de uns sábios escritores: ”Estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as intimarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te...E até quando envelhecer não desviar-á(ão) dele” -Dt.6:6; 11:18 e Pv. 22:6.

       Lembremos que estamos no Mês da Pessoa Idosa, e que, infelizmente, nem todas as crianças terão o privilégio de chegar até a velhice, ou chegar com saúde. Já que envelhecimento é um processo natural e irreversível que começa desde o primeiro instante de vida, como promover, neste evento, mais qualidade, saúde e bem estar para as crianças de nosso Brasil?!

      Convido vocês a essa reflexão...

     “Na terra, essas crianças são como anjos bons, semeando esperanças e doces canções” – Jonathas Braga -, Crianças em Festa - ,pg.163

      



  Na próxima semana vamos pegar nossas Mantas Azuis e com elas fazer belos passeios.  Vamos Lá?!

       Que Deus assim nos permita.     – Até Lá..        MPBrito – 13/10/23.

Comentários

Postagens mais visitadas