QUE POVO É ESTE?    



     Quando Cabral chegou aqui com suas tropas em 1500, encontrou um povo que chamou de Índio, por acreditar que a terra descoberta era extensão da Índia. Logo, o povo chamaria Índio. Esse nome pegou por muito tempo, mas não era bem assim. O povo aqui existente era procedente das Américas do Norte e do Sul. Bem mais tarde esse povo passou a chamar-se Indígenas, com significado de Nativos (do Brasil). Chamar um indígena de índio pode ser ofensa.

     Esse povo se constituía de milhares de pessoas formadas em tribos independentes, espalhadas por diferentes partes do País, com seus costumes próprios e línguas diferentes, subordinados aos chefes tribais, das respectivas tribos/aldeias. Dedicavam-se à caça, pesca e agricultura, de onde obtinham recursos de sobrevivência. Suas armas e material de defesa eram arcos e flechas, até hoje usados. 


      De início sofreram, e muitos morreram de doenças adquiridas e perseguições dos novos ocupantes da terra. Eles eram forçados a mostrar riquezas naturais aqui existes, como fontes minerais, madeiras etc., que, obtidas, eram cortadas e mandadas para Portugal e agregados. Destaca-se o pau brasil, produtor de excelentes madeiras para construções de finos móveis. Grande extração se deu. O novo país, para não perder a lembrança do que possuía, recebeu o nome de Brasil, com o qual se identifica e se conhece hoje como poderoso e majestoso.


      Os indígenas têm um modo de vida um tanto diferente de nosso, dedicados ao desempenho de seus compromissos e obrigações, com os quais engrandecem nosso País e todo o universo. São dedicados aos estudos e há centenas e mais centenas deles com formações universitárias bem além do que possamos imaginar, com seus respectivos desempenhos públicos e privados. 


Povos indígenas atuais em todos os Estados são 307; juntos, falam 274 línguas e dialetos; há grupos com mais de 500 anos de contatos sociais do Brasil; 55 grupos resistem ao contato físico com os não indígenas; 900 mil vivem em aldeias ou contextos urbanos.

       VEJA ESTAS:

      a)-  do indígena outrora Dep. Federal, Ailton Krenak: “Desde seu inesquecível discurso na Assembleia Constituinte, 1987, quando pintou o rosto com tinta preta do jenipapo para protestar contra o retrocesso na luta pelos direitos indígenas” – IDEIAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO – CONTRA-CAPA – pg. 2

 

    b)-    DIA 9 de agosto - Para reconhecer e homenagear as tradições e contribuições culturais dos povos indígenas e tudo mais- foi instituído pela ONU entre 1994 e 1995, 09 de agosto, como  o Dia Internacional dos Povoa Indígenas. 


    c)- ENTRE MUITOS Termos e Palavras, usamos estes na cidade de SP, para representar Logradouros Públicos e Lugares: Tatuapé: O caminho do Tatu; Anhangabaú: O  Rio da Assombração; Ibirapuera: Lugar de Árvores; Jabaquara: Lugar de Escravos Fugidos; Guarapiranga: Lugar da Garça Vermelha; Butantã: Terra Firme; Pirituba: Lugar com muita taboa, Taboal; Tietê: Mãe do Rio, Região onde o rio alaga fecundando a terra;  Tucuruvi:  Gafanhoto Verde

A esse povo dedicamos nossa especial atenção. 

                  Recomendamos especiais para as próximas      MPBrito-   13/08/2023


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas