PLANOS DE VIDA



      Quem, dentre os seres humanos, pode-se julgar perfeito?

      É difícil. Algumas pessoas, porém, bem intencionadas, traçam alguns planos pelos quais elas possam tocar seus barquinhos no violento mar das dúvidas. Vejamos o exemplo do personagem cubano, de nome José Julián Martí Pérez. Ele traçou três importantes objetivos de vida, segundo os quais queria viver:           .      

        a) - Plantar uma árvore de cuja produção extrairia o Papel;

        b) - Escrever um Livro nas folhas de papel extraídas da árvore, nas quais gravaria seus ideais; e

       c) - Ter um Filho, que representa o prolongamento da vida.  

      Os três objetivos são ótimos, desde que se rompam alguns pequenos e necessários cuidados. 

      O primeiro (plantar), e o segundo (escrever nas folhas de papel) dizem respeito à uma boa ação. José Martí foi, dentre outras coisas, grande poeta, e, para sua época (século XIX), sem internet e redes sociais, o papel era como colo de mãe em que deitamos, choramos e expressamos nossos sentimentos. O ato de plantar, no entanto, não diz respeito apenas à ações físicas palpáveis, mas também à atos abstratos que podemos auxiliar a ter uma vida boa, mais leve: plantar amizades, encontros, momentos, memórias - não só plantar, mas também é importante CULTIVAR, para, assim, PERMANECER! Ah, e lembre-se: fundamental ação, que jamais podemos nos esquecer, é o plantar, o REplantar e o pouco (ou nulo) desmatar, para preservação das matas. 

     O terceiro - ter uma prole - é ação nobre, corajosa e desafiadora. Filho ou filha são dádivas preciosas de Deus, que devem ser criadas dentro de princípios puros e verdadeiros. Infelizmente, muitas crianças vivem abandonadas ou são órfãs de pai e mãe; dessa forma, o AMOR, o CUIDADO, o ABRAÇO para com elas se faz basilar para a formação de uma sociedade com menos ódio.

     O saudoso Rui Barbosa dizia: “Quando praticamos uma boa ação, não sabemos se é para hoje ou para quando. O caso é que seus frutos podem ser tardios, mas são certos. Uns plantam semente da couve para o prato de amanhã; outros, a semente do Carvalho para o abrigo do futuro. -  Aqueles cavam para si mesmos. Estes lavram para seu país, para a felicidade dos seus descendentes, para o benefício do gênero humano”.

      E assim vai-se tocando a vida. Aqui se planta uma semente de linda flor de rosa, e ela -- cercada de verdadeiro espinhaço que a protege, não se estremece quando lhe dá uma picadinha. Se pudesse daria gostosa risada. E linda muito linda continua sendo o que é.    

Esses foram os objetivos de José! Quais são os seus?

Comece hoje mesmo a plantar sorrisos e abraços, com muito amor...

Boa plantação e boa colheita!!!


              Na próxima   -  Amigos de longas caminhadas    --- MPBrito – 14/07/23.

Comentários

Postagens mais visitadas