_R E D E S    V A Z I A S  II

           Boa parte das pessoas conhece e sabe para que servem as Redes. Na época a que vou me referir eram usadas duas espécies de Redes:: tarrafa ou rede cônica e rede varredoura, arrastada entre dois barcos. Todas elas possuíam malhas apropriadas para prender ou segurar peixes.

       Ninguém que se propõe pescar vai com redes cheias. Foi o que aconteceu com um conjunto de pescadores profissionais, há mais de dois mil anos. Eles eram seguidores fiéis ao Mestre, porém oscilantes quanto aos apelos e propósitos para com eles, pescadores.

        Há um ditado que diz as Redes quando lançadas levam em cada malha uma esperança”, ou seja, a esperança de que as malhas que compõem tais redes possam reter ou segurar diferentes peixes. Pela habilidade e dedicação daqueles profissionais, Jesus convidou-os para que se tornassem pescadores de homens e transportá-los do grande mar de trevas para radiante mar de luz.

        Eles passaram por experiências transformadoras. Foram pescar e nada pegaram durante todas as noites. Estavam com as redes vazias, pescando no mar da Galiléia, sem pegarem nenhum peixe. Jesus estava andando pelas praias e começa a vê-los; dois irmãos aqui, chamados Pedro e André que lançavam suas redes sem nada pegarem e tantos outros ao longo dos dias e dos anos. Para todos, sua fala era: “Vinde a mim e eu vos farei pescadores de homens”, uma nova experiência. Mas, logo entenderam e se puseram a seguir a Jesus.

         . Essa transformação não seria de tudo fácil, embora se vissem dispostos a aceitar o convite. Mas tinham que ganhar o sustento deles, de familiares e suprir os mercados consumidores de suas cidades. Logo mais à frentes Jesus vê mais pescadores: Tiago e João, filhos de Zebedeu,, num barco consertando as redes e a estes também chamou. E assim todos foram chamados para empreender novo tipo de pescaria.

         Várias vezes esses homens foram vistos por Jesus pescando e várias vezes tristes e consertando suas redes, até então sem perceberem que essas redes estavam cheias de areia, de pedregulho ou até de alguns bagrezinhos com seus ferrões levantados e bem afiados, impróprios para comidas saudáveis. Estavam vazias do precioso fruto de seus trabalhos.  

           Jesus bem compreendeu os esforços daqueles pescadores, e se apresentou a eles, propondo-lhes algumas agradáveis atitudes, e o fez quando chamados durante seu Ministério e após sua ressurreição. Eles estavam tristes pelas noites inteiras sem nada pegarem. Estavam com suas redes vazias, nem todas limpas, precisando de ser consertadas. Para isto precisavam estar limpas, consertadas e lançados dos lados e lugares certos, aqueles indicados por Jesus, mesmo que precisasse estar nos barcos com eles. 

         Várias foram as experiências agradáveis que aqueles pescadores tiveram de Jesus e com Jesus, confirmadas pela terceira vez que o Mestre lhes apareceu, após sua ressurreição. Algumas dessas experiências Lançar suas redes do lado oposto; ir mais à frente; Jesus entrar em seus barcos e ouvir e obedecer a palavra do Mestre foram grandes diferenciais encontrados por aqueles novos pescadores de seres humanos para Jesus. Em obediência à Palavra do Mestre dezenas e dezenas de grandes peixes eles pegaram sem que suas redes se rompessem, conforme nos informam os textos bíblicos.

           Transformados que foram os resultados foram agradáveis e eles já passaram a chamar companheiros para ajuda-los pelas grandes pescarias  que faziam, de doís tipos de peixes.

         -- Bênçãos – Reses Cheias  -- Vários peixes – Alegrias.

            Jesus continua chamando a todos e todas pessoas e mostrando como pescar pecadores no grande rio perdido em trevas e pecados e colocá-los no grande mar de águas cristalinas e brilhantes livres mal, até a breve vinda do Mestre, que juntamente convidará a andar para a eterna morada reservadas para seus filhos.

Lançar suas redes à direita e frente do barco, conta-nos o apóstolo João ,21;1-14, Os resultados foram enormes.

--  De acordo com a Palavra de Deus, lancem suas Redes

: :                      Rerferências Mt. 4:18-22; Lc. 5:1-6 e Jo. 21:1-14.                       Até a Próxima                    - MPBrito – 14/04/23.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas