A   L Í N G U A

   Fagundes Varela (Luiz Nicolau Fagundes Varela: 1841- 1875) –

carioca, poeta da 2ª geração do Romantismo Brasileiro, conhecido pelos seus versos, hora tristes hora alegres, atraiu para si a simpatia de milhares de admiradores. A sua bela poesia, Armas, parece-nos ser aberta exposição bíblica, de Tiago, cap. 3:1-10. 

Acompanhem comigo:                                                               

     Qual a mais forte das armas? A mais firme, e a mais certeira? – A lança, a espada, a clavina; Ou a funda aventureira?-  A pistola? O bacamarte? – A espingarda ou a flecha? – O canhão que em praça forte faz em dez minutos bucha? – Qual a firme das armas? – A faca? O punhal? A mais tremenda das armas?   - Atendei, meus bons amigos, se apelida - A Língua Humana”.

                              

                    
Tanto o Velho quanto o Novo Testamentos tratam a língua como pequeno membro poderoso, colocado em nosso corpo, para o manejo do bem, em busca da paz e da felicidade de todos e do mal. O apóstolo Tiago vai a fundo e busca expor a situação do pequeno membro que temos em nosso corpo, em função do que é bom, agradável e edificante para todos. Por que não mantermos controle desse pequeno membro chamado Língua Humana?  

     Partindo do exemplo apresentado, quão bom pensar nas centenas ou milhares de meios de embarcações que cortam ares, terra e mares sobre o controle de pequenos lemes nas mãos de seus condutores. São eles todos dirigidos levemente pelas mãos dos seres humanos, sem se chocarem e se destruírem.

          Em suas excelentes páginas a Bíblia, Palavra de Deus viva e eficaz, entre tantas considerações que faz da Língua apresenta estas preciosas sugestões para todos quantos buscam o bom viver: ”Guarda a tua língua do mal.....” – Sl. 34:13; “...A minha língua é a pena de destro escritor” - Sl. 45:1.; “Prata escolhida é a língua do justo” – Pv. 10:20.: “Assim também a língua é um pequeno membro” - Ti.3:5 e 6; “Aparte-se do mal, e faça o bem: busque a paz e siga-a” I Pe. 3:10 e 11.

                                                              Até a próxima                                                          MPBrito – 25/11/22.

Comentários

Postagens mais visitadas