VOCÊ GOSTA DE PESCAR?

             A Pesca é um esporte que atrai muitas pessoas, como descanso mental. As pessoas atraídas pela Pesca encontram nela uma espécie de refrigério.

       Eu tenho vários amigos que, igual a mim, se valiam dela como remédio renovador de forças. Destes há outro que, embora gostar e muito, não crê em tantas verdades contadas a respeito de pescadores, e o faz com razão. É comum ouvir dizer que pescadores são pessoas que mais “verdades” contam a respeito de peixes e de pescarias. 


      Eu vou lhes contar algumas verdades verdadeiras. Esse amigo a que me referi convidou-me para realizarmos uma pescaria juntos com nossas famílias e fomos. Queríamos pegar alguns peixes, principalmente porque estávamos acompanhados com pessoas de estima. Precisávamos saber quem seria o vencedor. Depois de muito tempo a filha desse amigo pegou o único peixe - um pequeno lambari com seu anzol grande para tal peixe. Quase houve festa. 

Foi espanto para todos: Anzol grande pegar pequeno peixe! Todos perguntavam para esse amigo o que ele podia dizer? –“Só posso crer porque estou vendo”,  Foi sua resposta..   Sempre precisamos ter sentidos aguçados para ver e crermos.                       

.      Bem antes e eu bem jovem, juntamente com dezenas de pessoas íamos pescar lambari, de baixo da ponte do Rio Tietê-Santana- SP e pegávamos quantidades.  Hoje, infelizmente, há quilômetros o Rio Tietê não conhece peixe, nem peixe conhece o Tietê.

       Tão logo paramos de pescar no Tietê passamos a pescar nas diversas Lagoas existentes em S.Paulo. O Peixe da época chamava-se Cará. Agora esse peixe passou a chamar Tilápia. Porque não sei.  

A convite de amigo de Mato Grosso do Sul fui com outros amigos pescar por lá, agora peixes grandes. Providenciamos Carteirinha de Pescador (não profissional) – e para Coxim, para casas de amigos. Na primeira vez fomos pescar num rio que passava nos fundos da Chácara desse amigo. Pegamos vários peixes: Piau, Corvina etc.

       Em certo instante eu fui jogar na água a linha presa na vara com anzol e no impulso, com impulso do braço esquerdo meu relógio se foi e caiu bem distante, no meio daquele rio profundo. E daí? - Fiquei triste e contei o fato ao amigo em cuja casa estávamos hospedados. Ele contou o acontecido a seu filho que pescava conosco. Este simplesmente me perguntou “aonde foi?”. Eu apontei-lhe as imediações, e ele trocou de roupa e deu um mergulho profundo e conseguiu trazer-me o estimado relógio. Agradecer-lhe foi pouco! – Merecidos agradecimentos.

      No dia seguinte preparamos nossas malas e caixas de isopor com peixes. Despedimo-nos daqueles amigos, já com novas pescarias marcadas. Ficamos gratos a eles e a Deus. E pé na estrada, para nossas casas, com grandes peixes.

     Acredito que alguns de vocês foram ou são pescadores e bem sabem do que estou dizendo. – Bom Sábado e boa Semana –

                                     Até a próxima – MPBrito -02/09/22

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas