RECORDAÇÕES QUE FICAM

Cada um dos 12 meses do ano tem seus significados importantes, que não ficarão no esquecimento. Julho é um desses meses, de frios nem sempre amenos, pelo fato de representar metade do ano que se foi ou que se vai e início da outra metade que se tem pela frente. Assim, não se levando em conta esse fica e vai, todos se lembram de férias. E partem para elas, no fim e no meio do ano, quando o friorento julho se dispõe a satisfazer a quem deseja sair de férias, para algum lugar mais ameno e protetor do frio.

Foi isto que andou acontecendo comigo e minha família, particularmente quando morávamos na saudosa Jaguapitã-Pr. Nessas datas, quase sempre vínhamos visitar nossos familiares em Santo André-SP. Meu cunhado Alfredo e Família morava em Sto. André – SP., a quem sempre visitávamos. Os papos, sempre foram alegres e agradáveis. Mais tarde, ele e família se mudaram para Vitória da Conquista, na Bahia, e eis que para lá resolvemos ir visitá-los no mês de julho de 2018, naturalmente fugindo do frio de São Paulo, e para lá fomos alegres. Ao chegarmos, descemos do avião que nos conduzia e lá estava o frio nos esperando.

Partimos para a casa do casal, que nos conduziu a um belo restaurante, cujo almoço saboroso nos garantiu de fato estarmos em terra boa, para a qual tínhamos ido. Almoçamos e partimos para sua casa a nos esperar. Grande e acomodável, com dois tanques de criação de peixes, grande quintal e muitas frutas, das quais nós nos deliciávamos. Pela noite, e o após jantar especialmente para nós, passamos a programar o que fazer no dia seguinte; muitos lugares nos foram oferecidos. Por fim, optamos por conhecer Ilhéus, não muito distante.

Como meio mais rápido, resolvemos alugar uma grande Vã e no dia 05/07/18, bem cedo saímos e fomos juntamente com vários amigos, uns para conhecer Ilhéus e outros como companheiros a proporcionar bem estar e alegria a todos. O motorista foi nosso instrutor. Conhecemos várias cidades existentes até o local. Ilhéus significa pequena ilha, daí a importância do lugar não tão pequeno, com seu belo Porto exportador de grãos, do estado da Bahia; praia, turismo, temporariamente recebendo Navios Cruzeiros.

Nosso foco foi andar por diversos lugares para conhecer o modo de vida e nos atermos no seu Mercado, com infinidades de produtos e mercadorias locais, admirados por todos.

Pela noite voltamos à bela Vitória da Conquista (nossos companheiros, para suas casas) e nós para a casa que nos recepcionavam, Alfredo e Deusi, pessoas amáveis. Bela casa, confortável e grande! Que pratos saborosos nos foram servidos; que belo e grande quintal com várias qualidades de frutas e verduras; que belos tanques de criação de peixes!

Os demais dias foram reservamos a conhecer Vitória da Conquista, uma das boas e grandes cidades do Estado da Bahia, com muitas e diferentes novidades locais regionais. Bonita, atraente e próspera cidade, aonde se encontra de tudo principalmente produtos e mercadorias nordestinos, oferecidos no Mercado Municipal e ao redor; muita coisa a chamar a atenção, tais como a moagem de café ao redor e ao relento. Forma-se fila a compra do café moído de ótima qualidade. Quisemos comprar alguns quilinhos e fomos para a fila.

Há muitas empresas de médios, grandes e pequenos portes, com variedades imensas de produtos, de mercadorias e de serviços oferecidos ao bem estar e gosto de diferentes pessoas

Andamos bastante sempre admirados. Chamou-nos também a atenção, e lá passamos algum tempo vendo, foi o processamento artesanal da farinha de mandioca; tudo bem simples, porém, agradável. Recomendo uma visita!