“O  AMANHÃ É HOJE”

 


         Em julho de 2016, eu e Família fomos visitar nossa outra amável Família em Austin-RJ. Lá conversamos bastante e, ao gosto de cada grupo, falamos sobre o Rio de Janeiro e sua beleza, suas praias, seu beira-mar, seus prédios, seus elevados, sobre O Cristo Redentor, a sétima maravilha do mundo e de tudo quanto pudemos falar.

           Por fim, falamos em conhecer algo de que tanto falávamos. Alguém propôs visitarmos o recém inaugurado Museu do Amanhã - O Amanhã é Hoje - e para lá fomos. É, de fato, uma monumental obra arquitetônica, que se ergueu majestosa, na Praça Mauá, na Zona Portuária do Rio. Admirável museu voltado de frente para o mar, a convidar visitantes a sentir o frescor das belezas ali apresentadas. 

O refletir da imagem desse Museu traz informações visuais importantes e de interesse de todas as pessoas, informações visuais diversas, do edifício e seus complexos e do Mar que o rodeia. Por fim, colhi pequena mostra a abaixo transcrita: 

           O Hoje é Amanhã!’ vai muito além nossas modestas perspectivas, pois hoje, ele nos convida a ver o mundo como poderá ser daqui a 50 anos; avantajado, crescido, melhorado, grandioso e brilhante pelo refulgir da esplendente glória que o cobrirá, se assim o quisermos.  O Amanhã bem pode ser o reflexo de Hoje. Por fim, o nosso agir de hoje, as nossas perspectivas de hoje, e nossas disposições de hoje deverão ser não somente vistos, mas constituir forças dinâmicas conduzidas e arrastadas por tudo aquilo que hoje, querendo ou não, nos incomoda: Progresso, Avanços Tecnológicos e científicos. acionados pelas mãos da fraternidade, do companheirismo, da amizade e do bem querer, além de outros tantos bons exemplos, com os quais se constituem família e sociedade fraternas.   

Eis parte das mensagens lá expostas: “O Museu de Amanhã é um museu de ciências diferente. Um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro. A sua concepção tem como proposta mostrar que o amanhã não é uma data no calendário, não é um destino final; mas uma construção que começa agora. São escolhas feitas no presente que abrem as portas para as diversas possibilidades de amanhã’’ – “Informações colhidas do dia da visita”      

      O museu é grande e admiravelmente belo. Enquanto andávamos nos deliciando com tudo quanto representa uma proposta do presente para o futuro, ouvíamos pronunciamentos de diferentes pessoas, favoráveis e não favoráveis: quanto dinheiro jogado fora; tanta beleza, enquanto há pessoas passando fome e outros perecendo por falta de recursos.   

      Aqui fica uma proposta para você conhecer o Museu “Hoje é Amanhã”.       


                                           

       Até a Próxima                                                                      - MPBrito – 20/08/22

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas