ATALHOS E DESVIOS

           Na introdução do trabalho anterior leia, por favor: Redator do livro do Gênesis. –

           Agradeço-lhes pela preciosa atenção dispensada a meus trabalhos que lhes vão às sextas-feiras à noite. Seus comentários são sempre valiosos e merecedores de Sinceros Agradecimentos.

Vamos aos Atalhos e Desvios...


      Não é fácil dizer qual destas duas palavras usar em primeiro lugar, em busca de acerto ou correta direção. Elas, que aqui ou ali tomam sentidos opostos. Mas, vamos lá e seguirmos a ordem em que elas devem estar nos Dicionários. Todas elas têm três sílabas formadas de sete letras cada.

      Sem levar em conta os resultados e as consequências de ambas palavras, atalhos visam encurtar distâncias, enquanto desvios significam mudar de direções nem sempre corretos.

      Havia um pensamento antigo que tento resumir: “No tempo em os animais se falam e se entediam, em algum lugar o urubu era amigo do gavião. Cada um vivia sua vida a seu bel prazer.

      O urubu estava já há bom tempo nos galhos de uma árvore de olhos fixos numa carniça, no aguardo de tempo necessário para devorá-la. Chegou por ali o amigo gavião, exibindo esperteza e rapidez em suas conquistas e lá estava urubu de olhos fixos ao que seria seu alimento.

     O gavião abanou suas asas, mudou de galho e deu início a uma conversa com o corvo: Amigo, o que você está fazendo aqui parece, há bom tempo? O urubu lhe respondeu: “Estou esperando esfriar”. Ah! Você é lento demais. Eu resolvo tudo de imediato. Logo por ali ia passando uma pomba em voo tranquilo. O gavião viu o voar da pomba e disse ao urubu: eu vou pegar agora mesmo aquela pomba. E saiu violento. Logo à frente havia uma porção de árvores espinhosas e galhos trançados.

      A pomba de longe, viu aqueles trançados e se desviou.O gavião, viu ali um excelente atalho para na frente pegar a pomba e rápido se foi. Um ou dias depois de o urubu ter-se satisfeito do petisco vigiado, sai voando lentamente e bem satisfeito; e sobrevoa a região, quando ouve um balançar de árvores como que movidas pelas asas de alguma ave.

      Aproxima-se daquele complicado conjunto árvores e vê algo se batendo e olha. Era o outrora gavião espertalhão, pedindo socorro, que pede socorro para o amigo urubu. Este, com suas grandes asas, jogou seu corpo de um lugar e para outro e diz: “Eu vou esperar esfriar”!  e seguiu viagem, certamente para atender a outro corpo já frio. 

     A Bíblia faz diversas referências a pessoas que por si sós fazem escolhas indevidas, erradas e sofrem as consequências como acontece com Absalão, terceiro filho de Davi. Não deixe de ler a: II Sm.18:9. Leia também Pv. 26:25.

Desviar-se do mal e do inimigo é prudência; promover Atalhos contra princípios de Cristo e de seu Caminho, significa morte eterna. Sejamos prudentes e sigamos ao Senhor Jesus, sem Atalhos e sem Desvios. Desviar-se como fez o gavião, com toda sua destreza, é se deixar gelar em tempo frio.

                                    Até a Próxima                                                MPBrito – 20/05/22.

Comentários

Postagens mais visitadas