O SER HUMANO


            A Bíblia Sagrada, livro mais lido do mundo, conta-nos das belezas contidas nela e porque foi escrita. Ela foi escrita pelo sopro de Deus, para transmitir diretamente ao ser humano excelente mensagem de segurança plena. Ela contém uma palavra forte e poderosa, eis que nela se vê Deus falando diretamente para o ser humano, em benefício deste e de tantos quantos mais se submete à Sua vontade. Deus forte e poderoso Ele é. Dominador de Céu, Terra, Mar e tudo quanto neles há.

         Disse Deus: “Haja luz e houve luz. E foi boa a luz. Disse mais: haja uma expansão no meio das águas e houve separação entre as águas” – Gn.1:1-6.1:1-6.

        E assim, foi criando tudo quanto Lhe aprouve, dando ocupação a tudo quanto fosse útil e necessário. Criou-se o Ser Humano, a quem coube direito de exercer domínio sobre todas as coisas e seres criados. – Gn. 1:6-21,22-31. Não somente foi, como é grande o número de bênçãos ao administrador, aos seus descendentes assim como a toda espécie de aves e animais a serem administrados.

    Adão, Eva e seus descendentes tinham a assistência divina para o bom e necessário funcionamento de tudo quanto se achou no Jardim do Eden. Vamos pensar em  Gns.4;

      Anos e mais anos foram se passando e tudo transcorrendo pelo processo de verdadeira educação. Um desmando não permitido pelo Supremo Criador aconteceu, pela terrível ação do inimigo. Seus filhos foram criados da melhor forma possível, de bons exemplos intocáveis, válidos para tudo e para todos. Para Caim e Abel, não havia exceção. Caim era lavrador da terra e Abel, pastor de ovelhas.

       Ao Cabo de bom tempo, cientes deveriam levar ao Senhor as primícias de seus ganhos, Caim levou ao Senhor uma oferta dos frutos da terra explorada. Mas Deus não tanto se atentou para Caim. Abel era pastor de ovelhas, e destas de igual forma, levou sua oferta, da qual o Senhor Deus se agradou e agradou muito de Abel.

       Pelo fato de a oferta de Abel ter dado preferências diante do Senhor, Caim teve inveja e uma porção de desagrados de seu irmão, e de logo elaborou a execução de um projeto até então desconhecido.

      Vão-se e vêm conversas. Abel, sem conhecer o que lhe estava preparado pelo seu irmão Caim, aceitou o malfazejo convite: “Vamos ao Campo?” E foram talvez conhecer as novidades das terras de Caim. No campo, em propriedades de Caim, este se valeu das ferramentas para tanto preparadas e com elas tirou, sem dó, a vida de Abel.

      Estas ferramentas faceiras nos cercam dia e noite e correm às soltas em buscam de quem possam tragar. Elas são bem conhecidas, embora escondidas no íntimo de cada pessoa. Com elas, Caim praticou o primeiro HOMICÍDIO que já houve no mundo. E com elas podemos praticar tantas injustiças!!

      Entre tantas ferramentas estas são as principais: Inveja, Ciúme, ódio, cobiça, ira e raiva. A Inveja talvez seja a principal. Há um segredinho: Andam sempre de par a par.

      Caim e Abel desenvolviam honrados e dignificantes serviços para Deus e para a sociedade. Em ligeira análise do texto – Gn; 4:1-15, entre os dois dá para se perceber o ponto de discórdia: Abel era mais obediente do que Caim. (Há Amigo mais chegado do que um irmão”. Neste podemos cofiar).

Até a próxima                                       MPBrito – 29/04/22.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas