QUEM ERA JACÓ?!
Não se pode falar sobre Jacó sem se lembrar de Abraão, seu avô, a quem Deus fez lindas e belas promessas de prosperidade e bem estar, para sua descendência.
Abraão era casado com Sara, que por sua vez era estéril. Depois de bom tempo, esta permitiu a Abraão juntar-se a Hagar, serva do casal,da qual nasceu Ismael, primeiro filho de Abraão. Ismael seria bravo e feroz, “cuja mão seria contra todos”. Portanto, alheio às preciosas promessas.
Hagar separou-se de seus senhores e foi morar com seus parente, e lá recebeu um aviso de um anjo de Deus dizendo de que seu filho Ismael “será, entre os homens, como um jumento selvagem, contra todos e todos contra ele” - Gn. 16:11-12.
Ismael casou-se com uma mulher egípcia, de quem teve 12 filhos e uma filha. Esta se casou mais tarde com Esaú, de onde surgiram 12 tribos árabes. - Gn. 25:13. O que faria esse conjunto de pessoas tão boas?!
Essas ligeiras informações nos indicam a previsão de duas grandes nações parentes e inimigas entre si, das quais uma era boa e iria transmitir bênçãos e mais bênçãos de Deus, enquanto a outra, ah, a outra! - Estaria a serviço do mal. Abraão.
As bênçãos paternas eram reservadas aos primogênitos. Portanto, a Esaú, filho mais velho. Este, por descuido, as transferiu a Isaque e daí para frente segue o desenrolar das más escolhas.- Gn. 25:27-30.
Esses irmãos seriam bem sucedidos através de suas profissões: Esaú, peludo, vermelho, derivado de lentilhas, dedicado ao campo e à caça, da qual seu pai gostava de juntos comerem apetitoso prato - Gn.25:25-30;
JACÓ, porém, dedicado ao Pastoreio, atividade já de início indicando tendência ao Pastoreio de ovelhas humanas. Era Pacato e cuidava Gn.27-1-46
25:27-34.
A desenvoltura do que aconteceu com Jacó e Esaú foi como o escancarar de diferentes janelas contendo ações de um de outro irmãos, de boas e de más ações. - Gn. 25:12-18;
Como se pode ver, Isaque foi o continuador das grandes e preciosas promessas que Deus fez a Abraão e Sara, através do primogênito do casal. O envolvimento de Rebeca, a favor de seu filho Jacó foi a causa de longa desenvoltura, demonstrando desavenças na família, promessas de morte, até que se chegam à conclusão do envio de Jacó às terras do tio dele. - Gn.27:1-30.
Quando se fechará esse leque?!.
— Há dois instantes: o primeiro e importante, é a leitura completa e cuidadosa do livro de Gênesis; e, por último -
– “Guarde o tens para que ninguém tome a tua coroa” - Ap. 3:11.
Firme-se em Deus - Até a próxima - MPBrito - 25/03/22.
Ótimo texto!!!
ResponderExcluirMuito boa reflexão.
ResponderExcluirA paz do Senhor Pr Brito, muitos ensinamentos neste texto maravilhoso, que Deus o abençoe sempre.
ResponderExcluir