RACISMO IMPERANTE

                                                             RACISMO IMPERANTE   



Dia da Consciência Negra: No dia 20 de Novembro de 1695, na região de Palmares, em Pernambuco, um homem negro, quilombola e grande líder da resistência contra a escravização negra chamado Zumbi, foi capturado e brutalmente assassinado com apunhaladas pelo bandeirante Domingos Jorge Velho. Essa data foi escolhida como lembrança do acontecido e dos mais de 300 anos de escravização negra. Dia Vinte de Novembro é representativa para os Negros e Negras de nosso país.

Mas por que ainda hoje, em 2021, temos que refletir sobre um período findo há mais de 100 anos?

Vamos à História...                                                    

                          

     Muito antes de 1888, período da suposta abolição da escravatura, gritos, choros e pedidos por clemência já eram ouvidos por todo o Brasil. A inquietação correu a longos passos. As autoridades governamentais se movimentaram, a contra gosto. A hora decisiva chegou e o governo, por razões políticas e econômicas, resolveu atender aos pedidos. Coube à princesa Isabel assinar o Decreto de libertação, na tarde do dia 13 de maio de 1888, através de 2 artigos: 1 - “É declarada extinta a escravidão no Brasil”; 2 - “Ficam revogadas as disposições em contrário”. Não podemos nos esquecer, contudo, que o fim da escravidão foi conseguida principalmente pela luta e pelo esforço dos Negros e Negras.

     Apesar de agora oficial, o fim da escravidão foi apenas um marco simbólico e político, desacompanhado de meios para que os ex escravizados pudessem ter uma vida digna. “Sem lenço, sem documento”, não tinham para onde ir, onde trabalhar, onde estudar. Os Negros e as Negras agora, teoricamente, livres, tinham de enfrentar a dureza de uma vida sem direitos e oportunidades.  

Os Negros foram trazidos de diversas partes da África, como escravos serviçais dos senhores de engenho e outros mais de forma brutal. É triste lembrar dos maus tratos recebidos durante a viagem. Ao chegar, foram conduzidos a horríveis lugares, que os esperavam com paus e porretes em mãos. Nesses novos sofrimentos nos engenhos, com chibatadas, amarrados: aí se dão os maus tratos. Muitos deles além dos serviços nos engenhos eram vendidos a altos preços a benefícios de senhores! Os Negros são pessoas humanas, dotadas de corpo, alma, espírito e sentimentos iguais a qualquer ser humano. Choram e sorriem, cujas gotas de lágrimas expressam sentimentos de tristezas, pelos quais passaram injustamente. Os Negros são seres humanos dotados dos mesmos adjuntos cognitivos, da mesma procedência edênica de pais e mães capazes, suficientes de respeito e dignidade.

     Vejamos algumas cenas de horrores sofridas pelos povos negros em sua extensão maior: Se o Negro entra em alguma casa comercial, olhares horripilantes o acompanham com desconfiança e desrespeito. E segue uma grande lista conhecida de todos e em toda sociedade. Quem é Negro ou Mestiço bem sabe do que estou falando. Quem, também pratica tais más ações sabe o que está fazendo e fazendo de mal propósito. Mais de 300 anos de escravização, principalmente Negra, mancharam nosso País de tal forma que, ainda hoje, em 2021, temos que refletir sobre um período findo há mais de 100 anos.

              Até a próxima                                                  MPBrito – 19/11/21.

 Errata blog anterior: ano da Proclamação da República: 1889. Agradecimentos especiais ao pastor Gilberto Coelho pela lembrança da errata.





   


Comentários

Postagens mais visitadas